[Review] Star Wars: Shadows of the Empire


Star Wars: Shadows of the Empire foi lançado em 1996 como um dos primeiros jogos para o Nintendo 64, e estava em desenvolvimento bem antes do console ser lançado. Esse, o primeiro jogo da saga para o Nintendo 64, trás um novo personagem conhecido como Dash Rendar, que trabalha realizando missões para a Aliança. O período do jogo se passa entre os épisodios "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi".

A primeira fase do jogo mostra o que muitos fãs na época desejavam, voar sobre Battle of Hoth em um Snowspeeder contra vários AT-STs e AT-ATs com gráficos e movimentos mais realistas. Essa fase empolgou muita gente em seus quatro rounds, além do mas, esse é um dos sonhos de qualquer fã de Guerra nas Estrelas, até nos dias atuais.


Não há muitas opções especiais. Você pode alterar os comandos do controle, ajustar o volume do som, ativar ou desativar a camera nos misseis e deletar ou renomear um jogo salvo. Mas uma das funções que eu achei interessante foi a possibilidade de usar o direcional digital alterando as configurações dos comandos, coisa que na minha opinião deveria ser obrigatório em todos os jogos do Nintendo 64, já que seu analógico não era muito resistente.


Shadows of the Empire possui quatro dificuldades diferentes, que são Easy, Medium, Hard e Jedi. Pela primeira vez em um jogo de Guerra nas Estrelas, a dificuldade fácil realmente é facil, coisa bem diferente dos jogos lançado na era Atari até a era Super Nintendo, onde os jogos eram extremamente difíceis mesmo jogando na dificuldade Very Easy. Mas jogando na dificuldade Jedi, eu lhe garanto que você não passa nem do primeiro round da Battle of Hoth, pelo menos não sem passar horas e horas tentando, sem falar que essa é a fase mais fácil do jogo. Só para você ter uma ideia, jogando nessa dificuldade, três tiros de um simples soldado do Império, pode ser o suficiente para mandar você para o espaço, enquanto você deve disparar mais de dez tiros para matar cada um deles. Você deve tem que ser um verdadeiro hardscore para se dar bem nessa dificuldade.


Alguns personagens da saga original, como o Luke Skywallker, Han Solo e a Princesa Leia, podem ser vistos nas animações em sprite que ligam as fases do jogo, mas não há como jogar com nenhum deles, e nem mesmo vê-los em tempo real. Também, Dash possui uma nave que se chama Outrider que é muito parecida com a Millennium Falcon do Han Solo, tanto que no começo eu cheguei mesmo a pensar que essa nave era ela.

A trilha sonora é composta por algumas músicas tiradas do filme, como o tema de Darth Vader e outras foram criadas para o próprio jogo. Elas chegam a ser repetitivas, mas isso não chega a incomodar nem um pouco. Também não há vozes e os diálogos são em textos, o máximo que você ouvira é um hey e raramente algumas frases curtas que os soldados do império falam quando você aparece de surpresa.

Não é um jogo que possui os melhores gráficos do Nintendo 64. As texturas e os gráficos são fracos, e algumas pessoas chegam a dizer que as texturas são um lixo, mas há quem não ligue para isso. As fases são enormes e possuem Challenges Points que devem coletados para liberar alguns secrets no jogo. Isso exige que você explore todas as áreas para encontrá-los, pois alguns estão muito bem escondidos e em locais de difícil acesso.

Shadow of the Empire não possui nehum tipo de ligação com os jogos seguinte para o console, mas esse é um jogo que eu recomendo para qualquer dono de Nintendo 64, e se você é um fã de Guerra nas Estrelas ai é que eu recomendo mesmo.

Veja também no Nintendo 64 Brasil

Comentários

Douglas Lima disse…
Esse foi o primeiro game de star wars que joguei na vida. Muito bom ele!

Lembro também que o final do jogo muda depedendo do nível de dificuldade que você escolhe. Eu nunca consegui ver o verdadeiro final do jogo, pois como diz ai "...jogando na dificuldade Jedi, eu lhe garanto que você não passa nem do primeiro round da Battle of Hoth..." realmente é pura verdade =\. Mas qualquer dia, eu pego esse gama de novo, e finalizo ele!!! Podiz ceteza!!!